terça-feira, 28 de julho de 2015

Júlia Mendes Pereira

Conheci a Júlia numa das reuniões da Amplos, onde sou voluntário.
Um pouco tímida, reservada, até insegura - mais na defensiva até - mas muito senhora de si.
Nunca tivemos grandes conversas, mas fico feliz por ela. Muito mesmo. Porque parece-me uma mulher honesta, sincera, cativante e integra. Mas estas qualidades farão dela uma boa politica?
A minha questão é se não haverá descriminação pela positiva. Ou seja, colocaram a Júlia num lugar elegível ao parlamento, apenas por ser transexual? - um rótulo que infelizmente a irá sempre acompanhar, e não pelas suas convicções sócio-politicas e projectos politicos que ela terá para defender o seu círculo politico, o de Setúbal.
Ou, terá um clara agenda politica - e que não vejo mal nenhum - como o Miguel Vale de Almeida, que quando ingressou as listas do PS, tinha como único motivo a aprovação do casamento homossexual. 






15 comentários:

  1. "colocaram a Júlia num lugar elegível ao parlamento, apenas por ser transexual?" - acho que apenas te engaste no sinal de pontuação. É um "." e não um "?".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza... LOL
      O Bloco está a afundar-se. E é uma estratégia para captar um nicho específico de votos. Assim como ter colocado uma maçarica no principal círculo eleitoral apenas porque fez um figurão com o caso do BES.

      Eliminar
  2. Desculpa desconhecer, mas o que é o Amplos?

    ResponderEliminar
  3. Olha um texto escrito por mim a ser linkado aqui! Obrigado!

    Em relação à Júlia, não a conheço formalmente. Não sei qual a intenção do Bloco de Esquerda em relação a ela. De qualquer forma acho muito difícil a Júlia ser eleita em Setúbal. Em comparação com 2009, em que elegeu confortavelmente 2 deputados por Setúbal e quase que iam elegendo o terceiro, em 2011 o BE teve muita dificuldade em eleger a sua cabeça de lista, Mariana Aiveca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos acreditar que a intenção é a melhor!
      E continua a escrever. ;)

      Eliminar
  4. Anfitrião seja o que for, acho positivo porque abana consciências. Mas concordo com o Horatius. O bloco vai afundar-se e o Livre vai substituí-lo no partido "revelação".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abana? Não sei...
      Sei que a vão por num circo como animal amestrado, como fizeram na CMTV há uns dias.
      Mas tivesse o país cheio de gajas de coragem como ela e estávamos bem melhor.

      Eliminar
    2. Achas? Não me parece que uma pessoa sabendo se sujeite. Acho que poderá ajudar muita gente a avançar e que por medo está na sombra. Admiro-lhe a coragem.

      Eliminar
    3. Não creio que o Livre venha a substituir o Bloco de Esquerda como partido revelação. Não acredito que venha sequer a eleger um único deputado. O eleitorado português é muito, mas mesmo muito muito conservador... não é por nada que temos taxas de abstenção elevadas como tudo.

      Vamos ver o que é que sai das eleições a 4 de Outubro.

      Eliminar
    4. Achas Luís? Eu acho que o Livre vai conseguir eleger pelo menos 1 deputado. O bloco de esquerda sofreu muito com a saída do movimento da política XXI e de muitas outros e outras, que descontentes com a "mão firme" do Louçã foram habitar outros espaços políticos (por exemplo a Joana Amaral Dias, no AGIR, a Ana Drago e Daniel Oliveira no LIVRE/Tempo de Avançar). A tal história da liderança a duas pessoas deixou mossa e apesar de ter sido uma tentativa original de manter um partido vivo, a verdade é que não foi bem recebido pelas pessoas. Também o facto de se terem "colado" à situação vivida na Grécia, que depois teve o desfecho que teve (pelo menos para já) acabou por prejudicar a sua acção e capacidade de manobra política.

      Eliminar
    5. nem acho que a Julia vá ser eleita :( nem acho que o Livre tenha votação sequer para um deputado. E o BE continua na morte lente. :(

      Eliminar
    6. Bommmmmmmmmmmmmmmmm, não quero ser chato (LOL!) mas eu acho vão (LIVRE) eleger 1!

      Eliminar

Memórias 2019: Bali, Indonésia

Memórias Avulsas: No regresso a Bali, voltei a encontrar a sofisticação oriental de tantos lugares, que não mata a cultura local. O bulício...