Das mais de 300 páginas da edição do 10.º aniversário da revista Monocle, 64 são dedicadas a Portugal. A coletânea de artigos publicados destaca que "Portugal está no meio de algo notável" e a saber aproveitar o momento.
“Portugal está a viver um óptimo momento – e a saber aproveitá-lo”. A constatação é da revista britânica ‘Monocle’ que, por altura da comemoração do seu 10º aniversário, escolheu Portugal para capa de um caderno especial de 64 páginas. Numa coletânea de artigos, a revista indica que Portugal está a ultrapassar a crise e, ao mesmo tempo que aposta na inovação e em tecnologias, faz da tradição o ingrediente secreto para o sucesso.
Depois da nomeação de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas e da vitória do Europeu de futebol, Portugal está “virado para o mundo com museus como o MAAT e eventos como a Web Summit”, escreve a revista, salientando que “Portugal está no meio de algo notável”.
E o que não falta ao longo das páginas dedicadas à cultura portuguesa são rasgados elogios ao país: o clima, a gastronomia, o investimento em novas empresas, o comércio tradicional (com destaque para o fabrico de sapatos e a cortiça), a hospitalidade e a aposta no urbanismo, para tornas as cidades mais verdes e acessíveis.
Num guia de norte a sul do país, a revista dá destaque aos azulejos, à cortiça, ao vinho do Porto, ao pastel de nata, ao galo de Barcelos e às belas livrarias portuguesas, sem descuidar algumas figuras-chave como Cristiano Ronaldo, Fernando Pessoa, Camões.
“Queríamos mostrar Portugal ao mundo”, Carlota Rebelo, uma das editoras do caderno especial, explicando que os leitores são convidados a descobrir uma “nação orgulhosa, pronta para o negócio e engrenada com o resto do mundo”.
A co-editora do caderno especial acredita que “a tradição é o ingrediente secreto no sucesso que Portugal está a viver”, aliada a uma aposta intensiva nas tecnologias e empreendedorismo.
O caderno especial da ‘Monocle’ inclui também uma entrevista ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e outra ao primeiro-ministro, António Costa, “para avaliar o estado da diplomacia portuguesa e a forma como conseguiram passar ao lado da onda populista que assola a Europa”, explica Carlota Rebelo.
Fonte: O Economico
Gostas realmente da revista. :D
ResponderEliminarBom jornalismo, boa edição.
EliminarE o dono é sindicalizado. E giro!
EliminarNão conhecia a revista, já aprendi algo mais
ResponderEliminarEu acho a Monocle um pouco cara mas, já que gostas de revistas conheces a "Under the Cover" ? Eu evito sempre passar pela mesma :)
ResponderEliminarCuriosamente, netse número, eles falam na Under The Cover. mas eu não conhecia
EliminarUm conselho : se lá fores, tem muito cuidado ...aquilo causa dependência. :P
EliminarOnline vou muitas vezes xeretar o soundcloud dos rapazes. Tem muita musica boa a descobrir.