domingo, 19 de fevereiro de 2017

Memórias do Japão 3

Algo que sempre me fez muita confusão no Japão foi o aquecimento das casas.
Os invernos chegam a ser bastante rigorosos, mas com aquelas casas, com paredes tão fininhas, e divisórias em papel como aquecem os japoneses a casa?



As toalhas turcas a secarem no nosso quarto em Tóquio.

Bem, as casas japonesas não têm lareiras, não tem aquecimento central, não têm paredes duplas e raramente têm ar condicionado. Quando compram aquecedores aquecem apenas uma ou duas divisões. Normalmente a sala ou o quarto. 



                              O nosso Onsen (spa nas montanhas) em Takayama. Reparem nos edredons sofisticados... :-/

Pois é, a tecnologia chegou a todo o lado no Japão, mas está a léguas dos padrões do mundo ocidental no que toca a conforto nas casas.
Nos invernos mais rigorosos a família quando se reúne, reúne-se toda à volta de uma peça central. E até para dormir o fazem. E qual é a peça central de aquecimento: o Kotatsu. 
O Kotatsu é uma pequena lareira que basicamente aquece o chá e um pouco o espaço de estar. Nas casas modernas usa-se agora um aquecedor eléctrico sob uma mesa e fechado com uns cobertores. 




Kotatsu Tradicional



Kotatsu Tradicional (imagem retirada da net)


Kotatsu Moderno elétrico (imagem retirada da net)


Kotatsu Moderno elétrico (imagem retirada da net)

4 comentários:

Memórias 2019: Bali, Indonésia

Memórias Avulsas: No regresso a Bali, voltei a encontrar a sofisticação oriental de tantos lugares, que não mata a cultura local. O bulício...